Ana

Sou mulher, com menos de 40 anos, sem diagnóstico de problemas nas mamas ou casos de câncer na família.

Prevenção do câncer de mama

Em sua faixa etária, na ausência de fatores de riscos excepcionais, a prevenção do câncer de mama se apoia exclusivamente em fazer escolhas saudáveis.

Por escolhas saudáveis, tenha em mente cuidar da alimentação, evitar o consumo de bebidas alcóolicas, realizar atividade física regularmente e manter o peso dentro da faixa ideal. Além disso, qualquer uso de hormônios, inclusive com efeito contraceptivo, deve ser feito com acompanhamento médico próximo. E nunca é demais repetir: não fume!

Outro cuidado importante é manter as vacinas em dia, especialmente a vacina contra o HPV, eficiente na prevenção de uma série de tumores.

Sinais e/ou sintomas da doença devem ser imediatamente esclarecidos por um especialista. Mas, na ausência de um histórico familiar que indique uma possível predisposição genética à doença, não está recomendada a realização de exames de rastreamentos antes dos 40 anos.

ATENÇÃO! Mesmo que você não faça parte de um grupo de risco, qualquer alteração notada em suas mamas deve ser avaliada por um ginecologista ou mastologista.

Veja também:

Menu