O Câncer de Mama

O câncer de mama é uma doença caracterizada pelo crescimento descontrolado de células da mama. Esse crescimento se dá a partir de certas alterações em sua programação, isto é, em seu conteúdo genético (mutações).

Na enorme maioria dos casos, são células que revestem os lóbulos e ductos das glândulas que dão origem aos tumores, chamados então de carcinomas. Mais raramente, outras células podem se transformar, dando origem a outros tipos de câncer, como os sarcomas. Trata-se do tipo de câncer mais comum em mulheres, respondendo por ¼ de todos os casos de câncer nesse grupo. Apenas muito raramente acomete homens.

Uma em cada oito mulheres deve desenvolver a doença ao longo da vida!

Hoje entende-se que não se trata de uma única doença, mas de um conjunto de doenças com características e comportamentos distintos. Os diferentes tipos de câncer de mama podem ser reconhecidos pela análise do tumor ao microscópio, pelo estudo de seu material genético e pelo comportamento clínico, especialmente sua resposta ao tratamento.

É uma das doenças mais estudadas do mundo e, ao longo das últimas décadas, foram alcançados avanços incríveis em seu entendimento, que resultaram em terapias cada vez mais específicas, com ganhos expressivos para as pacientes.

Para todos os subtipos de câncer de mama, vale uma regra básica: os melhores resultados no tratamento, especialmente a cura, são obtidos nos casos diagnosticados mais precocemente.

Sendo assim, todos os esforços para isso são plenamente justificados.

Veja também:

Menu